Este blog tem a finalidade de privilegiar a interatividade entre os membros da ASSEPE e seus contatos no movimento espírita a fim de incentivar a participação de todos na troca de ideias, bem como esclarecer sobre o perfil filosófico da instituição e, consequentemente, de seus integrantes.

Histórico

Um grupo de cinco entusiasmados jovens livre-pensadores reuniu-se pela primeira vez na residência de um deles, em janeiro de 2001, tendo como único interesse promover momentos de trocas de idéias e confraternização. Mas a inquietação pela busca do conhecimento os leva a criar um roteiro de estudos que se estendeu por longo tempo.

Em 2003, com a chegada de novos integrantes o grupo ampliou suas atividades, reunindo-se semanalmente nas residências dos respectivos integrantes, obedecendo a um rodízio.
A necessidade de formalizar a existência do grupo se impõe com aspirações de implantação de projetos de estudo, pesquisa e divulgação. Assim, o grupo decide fundar a ASSEPE – Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa, em 3 de outubro de 2004. A data escolhida foi uma homenagem ao bicentenário de nascimento de Allan Kardec.
Em 12 de março de 2005 a ASSEPE realizou, no Centro Espírita Caravana da Fraternidade Cristã, debate sobre alteridade, no chamado “Encontro com Wilson Garcia”. Os temas: “Alteridade nas Relações Humanas” e “Interação entre Dirigentes e Instituições”.
Em 2005 a ASSEPE lança a “Carta ao Movimento Espírita” em que manifesta e ratifica o seu perfil progressista, pluralista e livre-pensador, abrindo suas portas ao diálogo com as diferentes correntes do pensamento espírita. Na ocasião, recebe, de imediato, mensagem do presidente da Confederação Espírita Pan-Americana, convidando formalmente a nova instituição para aderir à CEPA.
Em 1º de outubro de 2005 foi realizado um evento artístico cultural para comemorar o primeiro aniversário, incluindo uma palestra sobre a evolução do Espiritismo, apresentada por Marcelo Firmino Dias, então Diretor de Tecnologias de Comunicação da ABRADE.
Em março de 2006 o grupo ajuda a organizar e participa da Caravana da CEPA ao Nordeste, oportunidade em que inaugura sua sede atual, com a presença do Presidente da CEPA, Milton Rubens Medran Moreira, sua esposa, Sílvia Pinto Moreira e a Delegada da CEPA Nícia Cunha.
Em 05 de setembro de 2006 recebe do poder público, na forma da lei, a Certidão de Personalidade Jurídica e o respectivo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Em 12 de outubro de 2006 recebe o escritor espírita Agnaldo Cardoso, que lança em João Pessoa seu livro “Os Sobreviventes”, com uma palestra no Centro Espírita Caravana da Fraternidade Cristã e, em sua sede, ouve o escritor e debate sobre o cotidiano da prática mediúnica.
Em 28 de outubro do mesmo ano decide, em Assembléia Geral, aderir à CEPA – Confederação Espírita Pan-Americana, em cuja reunião do Conselho Executivo de 03 de março de 2007 foi aprovada a sua integração como SOCIEDADE ADESA.
Em dezembro de 2006 a ASSEPE reuniu em sua sede com representantes do Movimento Espírita para apresentar seu projeto de participação no controle social dos serviços de saúde, com a participação do seu presidente no Conselho Nacional de Saúde, representando a CEPA.
Em 2007 passou a realizar reuniões nas noites de quarta-feira, contando com a adesão de Carlos Guimarães e sua esposa Louise. Por sua história na área da pesquisa espírita, Carlos é importante colaborador para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Na data do terceiro aniversário da ASSEPE (03 de outubro), nos fala sobre seu livro “A Arte em Estados Alterados de Consciência”.
Em 2008, dias 25,26 e 27 de abril, realiza, na Caravana da Fraternidade Cristã, em Jaguaribe, o I Fórum do Livre Pensar Espírita, idealizado pela instituição e incorporado nas atividades da Associação Brasileira dos Delegados e Amigos da Confederação Espírita Pan-americana - CEPABrasil, então Cepamigos. No evento foram discutidas questões atuais, sob o olhar do Espiritismo, e oferecer aos espíritas e não-espíritas uma concepção diferenciada sobre alguns temas  da sociedade contemporânea, como Bioética, Segurança e criminalidade, Educação e sexualidade e a evolução do pensamento filosófico espírita. Estiveram presentes palestrantes de destaque no cenário, regional, nacional e internacional, a exemplo do doutor em Engenharia da Computação pela USP, o paulista Mauro Spínola, da juíza da 3a. Vara Cível de Bragança Paulista/SP, Jacira Jacintho e do presidente da Confederação Espírita Pan-Americana, Milton Medran. 
A ASSEPE programa e realiza o IV Fórum do Livre Pensar Espírita, dias 12, 13 e 14 de novembro de 2010, com o tema "A Construção da Identidade Espírita: de Kardec aos dias atuais".